A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza uma programação especial, na próxima quarta-feira, 27/3, com atividades físicas e oferta de serviços de saúde, no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste, para marcar o encerramento das ações de combate à obesidade e ao sedentarismo.
As ações de saúde terão início às 7h, na sede do Distrito de Saúde Leste, com uma caminhada que terminará na praça do Jorge Teixeira 1, onde o público circulante, sob a coordenação de um profissional de Educação Física, poderá realizar exercícios físicos e atividades lúdicas.
A programação, referente ao Dia Mundial da Obesidade, instituído no dia 4/3, e ao Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo, celebrado no dia 10/3, também acontecerá na quadra poliesportiva Casinha Branca, localizada na rua dos Lírios, onde ocorrerá o Circuito da Saúde. O evento irá abranger aulões de ginástica, sessões de alongamento, orientações sobre a alimentação saudável, medição de peso, altura, índice de massa corpórea, percentual de gordura e outros serviços.
A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Respiratórias, Obesidade e Neoplasias, Lílian Paula Lima, informa que o público que for à quadra, também vai poder fazer teste de glicemia, aferição da pressão arterial, auriculoterapia, ventosaterapia e quiropraxia.
“A obesidade é uma doença crônica que compromete muito a qualidade de vida. As pessoas ficam vulneráveis a outras doenças como diabetes e hipertensão. Nosso objetivo este mês foi reforçar essas informações e orientar nossos usuários sobre as formas de evitar a obesidade e a importância de manter as atividades físicas”, ressalta.
Atendimento
Lilian Paula Lima informa que, em 2022, a Semsa realizou 28.737 atendimentos a usuários em condições avaliadas como obesidade. Em 2023, foram 40.352 atendimentos.
“Esses registros têm nos sinalizado a importância do acompanhamento e da conscientização sobre a necessidade de incorporar a atividade física e a alimentação saudável na rotina. A população precisa desenvolver essa consciência do autocuidado para evitar prejuízos à saúde”, aconselha.
— — —
Texto – Tânia Brandão / Semsa
Foto – Divulgação / Semsa