A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou, nesta terça-feira, 12/12, uma oficina de guirlandas natalinas para usuárias atendidas pelo Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM) e pela Ycamiabas – Casa de Acolhimento para Mulheres.
A capacitação ocorreu na sede do CRDM, localizada na Rua Araxá, conjunto Duque de Caxias, na zona Centro-Sul de Manaus, com o objetivo de impulsionar mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social e em medidas protetivas para que tenham seu empoderamento e sua autoestima recuperadas.
“A importância da oficina é para que elas alcancem a autonomia financeira, já que a maioria dessas mulheres tem filhos pequenos e precisa dessa renda. É com esse objeto que aqui, no CRDM, sempre proporcionamos cursos de qualificação, trazendo oportunidades para as mulheres que estão em acompanhamento, para que elas tenham uma renda extra”, afirmou Doralice Costa, Psicóloga do CRDM.
De acordo com a servidora pública e instrutora da oficina, Ana Cláudia Ayres, a capacitação trabalha tanto o lado das capacidades de artesanato quanto o lado emocional das mulheres.
“Pude ver nessas mulheres o quanto o artesanato pode levá-las a esquecer das situações que as levaram ao estado presente. Vejo como uma alternativa rentável, contribuindo para a melhora emocional e reciclando materiais reutilizáveis para bom uso”, afirmou.
Para a usuária atendida pelo CRDM, L. R., 40, a capacitação ajuda as mulheres a ocupar o tempo e a dar início a sua independência financeira.
“É a primeira vez que estou participando e estou achando muito bom. Se nos aprimorarmos e estudarmos mais, podemos usar os aprendizados da oficina para alavancarmos nossas vidas, tanto no sentido financeiro quanto no psicológico”, disse L. R.
— — —
Texto: Maria Fernanda Rodrigues / Semasc
Fotos: Diego Lima / Semasc