A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), promoveu uma visita técnica, na quinta-feira, 30/11, para inspecionar o espaço destinado às Pessoas com Deficiência (PcDs), no centro de convenções Professor Gilberto Mestrinho, o sambódromo, onde acontecerá o Boi Manaus 2023. A iniciativa reforça o comprometimento das autoridades locais em promover eventos culturais de forma inclusiva.
Durante a visita, foram avaliadas as instalações e atendidas as solicitações específicas dos órgãos responsáveis por esse grupo.
O gerente de projetos do CCC, Mário Henrique, ressaltou a parceria e integração entre os órgãos envolvidos e a necessidade de garantir um ambiente inclusivo. “Essa vistoria foi alinhada com os órgãos que tratam as questões voltadas às pessoas com deficiência, para atender as solicitações e necessidades específicas do grupo”, afirmou o gerente.
O diretor de Grandes Eventos da Fundação Municipal de Cultura Eventos e Turismo (Manauscult), Clemilton Pinto, destacou a relevância do espaço, e assegurou que a vistoria visou garantir o conforto e acessibilidade das PcDs.
“A prefeitura, por meio da Manauscult, garante o direito à cultura e diversão das pessoas com deficiência. Essa visita é de suma importância para que possamos receber com conforto e acessibilidade às pessoas com deficiência durante o evento Boi Manaus 2023 “, ressaltou Clemilton Pinto.
A secretária-executiva da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Leda Maria, enfatizou a colaboração entre governo e prefeitura para proporcionar momentos de lazer, cultura e diversão às PcDs, destacando o compromisso com a segurança no evento.
“A Sejusc atuará, na área destinada aos PcDs, para assegurar a segurança nesse evento tão bonito. É essencial não apenas garantir o direito à cultura e diversão, mas também tornar o espaço acessível, proporcionando uma experiência inclusiva para todos”, afirmou a secretária.
Com expectativa de um público de 50 mil pessoas, o Boi Manaus 2023 conta com a apresentação de 46 artistas divididos em dois palcos, e acontecerá nos dias 1º e 2/12, no sambódromo.
Texto – Ana Clara Sena/CCC e Moara Cabral/ Manauscult
Foto – Ana Clara Sena/CCC