O Distrito de Saúde (Disa) Rural de Manaus, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), lançou o Programa de Prevenção das Arboviroses (PPA), que vai atender 18 escolas localizadas em comunidades terrestres e fluviais da zona rural. As ações serão desenvolvidas entre os meses de março e maio, reforçando a prevenção contra essas doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos, como o Aedes aegypti, vetor de transmissão da dengue, chikungunya e zika.
A coordenadora de Educação em Saúde do Disa Rural, Keinirlange Ferreira Marques, explica que o programa, que será realizado em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), vai fortalecer as estratégias da Prefeitura de Manaus no controle das arboviroses.
“Em outubro do ano passado, o Ministério da Saúde fez um alerta aos municípios e estados sobre a possibilidade de surtos e epidemias das arboviroses este ano no Brasil. Para evitar o agravamento da situação epidemiológica, a Semsa vem executando uma série de ações e o PPA é mais uma dessas estratégias, envolvendo a comunidade escolar”, afirma Keinirlange Marques.
Por meio do PPA, serão desenvolvidas ações para sensibilizar e informar a comunidade escolar com ações de Educação em Saúde. O programa também prevê a capacitação de professores e agentes comunitários de saúde para que desenvolvam ações nas escolas, aprimorando o conhecimento de cada um sobre as arboviroses, as formas de prevenção, sintomas das doenças, sinais de gravidade e tratamento.
“O programa será executado em todas as escolas municipais do Disa Rural que estão contempladas no PSE, com o desenvolvimento de atividades lúdicas como teatro e exposições, palestras, entrega de cartazes e folders e rodas de conversas, finalizando com uma grande mobilização em torno da escola em parceria com lideranças comunitárias”, informa Keinirlange.
A primeira ação nas escolas vai acontecer na próxima segunda-feira, 11/3, na escola municipal São Sebastião 2, na comunidade São Sebastião (rio Negro), que atende 52 alunos. A programação vai incluir palestras e rodas de conversa sobre dengue, chikungunya e zika.
As escolas que estarão envolvidas no PPA do Disa Rural são:
1 – Abílio Alencar, KM 35 da rodovia AM-010;
2 – Carlos Santos, KM 25 da AM – 010;
3 – Lago e Silva, AM – 010;
4 – Ivan Junior Saraiva de Barros, ramal do Cláudio Mesquita, BR – 174;
5 – Artur Virgílio Filho, ramal do Claudio Mesquita, BR – 174;
6 – Professora Neuza dos Santos Ribeiro, ramal do Pau-Rosa, BR – 174;
7 – Professora Maria Isabel Cordeiro de Melgueiro, ramal da Cooperativa, BR – 174;
8 – Rainha dos Apóstolos, KM 23 da BR – 174;
9 – Carlos Antônio Cardoso, comunidade Nova Canaã, BR – 174;
10 – Ouvidor Sampaio, KM 41 da AM – 010;
11 – São José 1, comunidade Nossa Senhora do Livramento;
12 – São João Ribeirinha, Nossa Senhora do Livramento;
13 – José Sobreira do Nascimento, comunidade Nossa Senhora de Fátima – Tarumãzinho – rio Negro;
14 – São Sebastião 2, comunidade São Sebastião – Tarumãzinho – rio Negro;
15 – Paulo Freire, rio Negro;
16 – Rui Barbosa, comunidade Nova Canaã, rio Cuieiras – rio Negro;
17 – Aru Waimi, comunidade Indígena Terra Preta – Anavilhanas;
18 – Professora Elizabeth Siqueira Ferreira, comunidade Nossa Senhora da Conceição, Costa do Jatuarana – rio Amazonas.
— — —
Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa