O deputado estadual Delegado Péricles (PL) mediou, na quarta-feira (3/4), reunião técnica para debater e traçar estratégias quanto ao retorno da vacinação em massa de crianças e jovens de 9 a 20 anos, contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), no Amazonas. O vírus é o principal causador do câncer do colo do útero, doença que mais mata mulheres no Estado.
O encontro que aconteceu na sede da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), e contou com a participação da nova secretária de saúde do Estado, Nayara Maksoud, do secretário da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, do diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), Gerson Mourão, da médica ginecologista Mônica Bandeira de Mello, entre outros técnicos das pastas.
“Fico feliz quando vejo que o Governo do Estado e todos os órgãos envolvidos nessa grande missão, sinalizam positivamente para que logo, tenhamos grandes ações de vacinação contra o HPV em nossas crianças e jovens. Tenho aprendido sobre como muitas mulheres vêm morrendo ao longo do tempo, por um câncer que é 100% evitável e mais ainda, sobre como podemos mudar essa realidade. A vacinação é um passo essencial para diminuirmos e até eliminarmos essa doença, que já deixou e deixa tantas famílias enlutadas”, comentou o Delegado Péricles.
Ciente da necessidade de retomar o projeto e de ampliá-lo usando várias metodologias para atingir a adesão da população à imunização contra o HPV, a secretária Nayara Maksoud, que assumiu recentemente a pasta da saúde do Estado, ressaltou que há um consenso na estrutura do Governo de que é preciso agir.
“O governador Wilson Lima também entende que a vacinação contra o HPV faz parte desse ciclo de ações para combater o câncer de colo do útero entre o público feminino. Tenham certeza de que estamos trabalhando não só para ir até às escolas, como também a outros lugares onde tenhamos acesso às crianças e jovens na faixa etária da vacina”, explicou Nayara Maksoud.
Na linha de frente da assistência a pacientes com câncer no Amazonas, o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, e a médica ginecologista Mônica Bandeira, comemoraram o encaminhamento positivo da reunião.
“Ao longo de décadas temos atuado no combate ao câncer no Estado, inclusive, atendendo pacientes vindos de outros Estados. Sabemos a dor que passa uma paciente com esse tipo de câncer, uma doença evitável e que tanto foi negligenciada. Fico emocionado ao ver que isso está mudando”, ressaltou Gerson Mourão, que teve a fala endossada pela colega Mônica Bandeira.
“Os caminhos que estamos percorrendo, a retomada da vacinação em massa das crianças e jovens é mais uma vez pioneiro. Mais que isso, é o caminho para que a futura geração tenha uma vida sem o HPV, sem o câncer do colo do útero e de tantos outros tipos de câncer causados pelo vírus”, ponderou Mônica Bandeira.