Serão 520 apartamentos, no total, como parte do Programa Amazonas Meu Lar, em parceria com o Minha Casa Minha Vida
DCIM100MEDIADJI_0613.JPGFOTOS: Tiago Corrêa/UGPEA Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas obteve a licença do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) para as obras do complexo habitacional Cachoeira Grande, no bairro São Jorge, zona oeste de Manaus. Serão construídos 520 apartamentos, por meio do Programa Amazonas Meu Lar, em parceria com o Minha Casa Minha vida, do Governo Federal.
A obra integra um termo de contrato de financiamento firmado em 2011 com a Caixa Econômica Federal, cuja parte habitacional ficou pendente por questões burocráticas não solucionadas em gestões passadas. O projeto está sendo retomado na gestão do governador Wilson Lima. Serão duas quadras habitacionais, cada uma com 260 apartamentos, construídas na área das comunidades Arthur Bernardes e Kako Caminha.
Parte das obras previstas no convênio com a Caixa já foi entregue, dentre elas, infraestrutura viária, drenagem, iluminação pública, calçamento, sinalização horizontal, meio-fio, sarjeta, uma Policlínica, um Centro de Psicologia da Polícia Militar, uma quadra poliesportiva e uma área de convivência.
O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, explicou que a licença do Implurb é muito importante para dar continuidade ao processo para a construção do complexo habitacional. “Nós refizemos o projeto, que já está em análise pela Caixa. Vamos realizar o processo de licitação para contratar a empresa que irá concluir as obras e acredito que dentro de um ano e meio a dois anos faremos a entrega para as famílias beneficiadas”, afirmou o secretário Marcellus Campêlo.
O diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, ressaltou a preocupação do Governo do Estado em licenciar os conjuntos habitacionais que estão sendo construídos. “Ao final do processo, os moradores já recebem seus imóveis com o Habite-se e, imediatamente, vão ao cartório e passam a ser donos de fato e de direito das suas propriedades”, disse.
Ao agradecer a celeridade do Implurb na liberação da licença, o secretário Marcellus Campêlo destacou o compromisso tanto do Estado quanto do Município com a população. “Como gestores públicos, temos que dar o exemplo para a sociedade de que os imóveis precisam ter um projeto aprovado pelos órgãos competentes, para poder ir em busca de financiamento. Então, isso é um exemplo que os órgãos públicos estão dando, Governo e Prefeitura trabalhando em prol da população”, frisou.
Amazonas Meu Lar
O Programa Amazonas Meu Lar integra as políticas de habitação e fundiária do Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e execução da UGPE, Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) e Secretaria das Cidades e Territórios do Estado do Amazonas (Sect).